O que é a celulite?
Também chamada de Fibroedemagelóide, a celulite é um processo que ocorre com frequência, principalmente nas mulheres. Caracteriza-se por um conjunto de modificações bioquímicas do tecido dérmico-hipodérmico, sendo um caso patológico dos tecidos cutâneo e subcutâneo, caracterizado clinicamente por uma infiltração edematosa, de consistência irregular, alterações da permeabilidade das membranas, o que dificulta as trocas metabólicas e retenção de detritos orgânicos , congestão venosa linfática e hiperplasia de fibras do tecido conjuntivo.
Causas da celulite:
- Fatores genéticos:A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe à ela.
- Hábitos alimentares:Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares( Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite.Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular
- Fatores hormonais: São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher, é ele que dá a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema ( inchaço) .
- Sedentarismo:A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura.
- Fumo e álcool
- Estresse aumentado
- Uso de roupas apertadas
- Grau I: A celulite não é visível, somente com contração muscular. Existe um pequeno inchaço na pele, não há alteração de sensibilidade.
- Grau II: A celulite é visível sem contração muscular. A pele apresenta um aspecto acolchoado, por isso aparecem ondulações na superfície da pele.
- Grau III: As ondulações vão ficando mais acentuadas (aspecto de "saco de nozes") devido ao aumento do edema. A pele fica fria devido ao comprometimento da circulação. Ocorre a formação de micronódulos pela deformação dos tecidos. Nessa fase já ocorre dor.
- Grau IV: Há uma desorganização das células gordurosas, o tecido de sustentação fica mais endurecido e a circulação bastante comprometida. A pele fica fria, com depressões e macronódulos ( aspecto de "casca de laranja"). As pernas ficam doloridas e inchadas com sensação de cansaço.
- Drenagem Linfática: A drenagem linfática pode melhorar a tonicidade tissular e aumentar o transporte de metabólitos, promovendo um maior turgor da pele, e também pode ajudar no transporte de microestruturas, retornando ao seu estado inicial ou otimizando este estado. Desta forma, diminui o edema e melhora o aspecto da pele.
- Ultra-som: É um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele. O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.
- Endermologia: É uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na sucção, acrescidos de uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea e superficial. Melhora a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele.
- Cosmetologia: É a utilização deprodutos cosméticos para o embelezamento, promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele e anexos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário