A gota é uma doença reumatológica que acomete as articulações. Caracteriza-se por uma inflamação muito intensa das articulações, ocasionando muita dor. O fator desencadeante principal das crises de gota é a taxa elevada de ácido úrico no sangue (acima de 7,0 mg/dL). Essa substância se acumula nas juntas sob forma de cristais, desencadeando uma reação inflamatória de intensa dor. A gota é mais freqüente em homens (cerca de 95% dos casos), atingindo mulheres após a menopausa. Nos últimos anos observamos um aumento de casos de gota nos EUA por causa da obesidade e da alta taxa de diabéticos no país (veja as causas de gota que ligam essa doença à diabetes).
A elevação do ácido úrico no sangue pode se dar por conta de defeitos genéticos que levam a um aumento em sua produção. Outro motivo que o mantém elevado no sangue é a incapacidade dos rins em excretar a substância. Outros fatores como dieta rica em carnes e frutos do mar, ingestão abusiva de álcool e o consumo de alguns medicamentos, podem elevar os níveis de ácido úrico e desencadear a artrite gotosa.
Quando não tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de ureato de cálcio sob a pele.
O tratamento pode ser curativo para as crises de gota, com medicamentos como antiinflamatórios e colchicina, ou preventivo, com o uso de alopurinol. Algumas plantas medicinais, como cerejas, bétula, café e folhas de urtiga podem ajudar no tratamento.
Para o paciente que já sofre de gota ou tenha propensão a desenvolver a doença, algumas dicas podem ajudar a prevenir, como reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, maneirar no consumo de carnes, ingerir bastante líquido e controlar o peso.
Não esqueça de consultar seu Médico.
TIRAR DÚVIDAS,
ENTRE EM CONTATO
TEREI UM ENORME PRAZER EM AJUDAR.

Nenhum comentário:
Postar um comentário