terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS

AS CRIANÇAS TAMBÉM NECESSITAM DE CUIDADOS COM A PELE....


Composição da flora da pele e pH

pH da peleO conceito de acidez como defesa da pele foi detalhadamente elaborado no final da década de 1930 por Schade e Marchionini, que encontraram pH variável de 3 a 5 para a superfície da pele. O pH ácido da pele é mantido pela presença de ácido lático no suor e, em menor quantidade, de ácido glutâmico e aspártico na epiderme.
O pH alcalino do sabão é produzido por sua hidrólise em solução aquosa, que libera uma quantidade de álcali, elevando o pH da solução, normalmente variável em torno de 5 a 6, para em torno de 10 a 11. Os relatos mostram que, dos bem conhecidos efeitos indesejáveis dos produtos de limpeza sobre a pele, o pH alcalino é o principal responsável pelo potencial irritante e desidratante da pele.

Sabonete com pH ácido x Sabonete com pH alcalino

O uso de um sabão convencional torna a pele mais alcalina, enquanto o de um produto ácido diminui o pH cutâneo.
A literatura preconiza o uso de sabonetes com pH ácido uma vez que não interferem tão intensamente na microflora cutânea e possuem menor potencial deletério.
Esses produtos têm-se tornado uma opção nas doenças dermatológicas relacionadas à xerose, ao eczema atópico, às lesões de acne e mesmo para a pele hígida.
As pessoas com dermatite atópica são mais suscetíveis aos efeitos irritante e desidratante dos sabonetes alcalinos, devendo ser aconselhadas a evitar o uso desses sabonetes. Uma boa alternativa para essas pessoas é a utilização de sabonetes com pH ácido. O mesmo se aplica às pessoas com xerodermatoses e àquelas com algum grau de hipersensibilidade aos produtos de higiene.
Sabonete ácidoO uso de sabonetes com pH alcalino aumenta o número de Propionibacterium acnes, cujo papel no aparecimento das lesões acneiformes está bem estabelecido. Como essa bactéria tem seu desenvolvimento fortemente inibido em pH menor do que, o uso constante de produtos com pH ácido ajudaria na redução do componente inflamatório e prevenção de novas lesões.
A pele sadia também pode beneficiar-se da utilização dos produtos de pH ácido, pois eles se aproximam do pH fisiológico da mesma.
Fonte: Anais Brasileiros de Dermatologia

Não esqueça de consultar seu Médico.
TIRAR DÚVIDAS,
ENTRE EM CONTATO
TEREI UM ENORME PRAZER EM AJUDAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário